terça-feira, 22 de outubro de 2013

RESPIREMOS ARTE!!


Hoje peguei o CD do Renato Anesi para ouvir. Conheci este compositor e multi instrumentista, creio que em 2004, no Museu da Casa Brasileira em São Paulo, quando morava lá, e me encantei com seu trabalho. Um sujeito alegre, com riso largo e muito otimista que, durante sua apresentação, fazia questão de dizer que gravava seu trabalho através de uma produção independente.

Trabalho de excelente qualidade, de sensibilidade extrema, dedilhando seus instrumentos de forma magnífica, transmitiu à pequena plateia, de no máximo 200 pessoas, serenidade e muita alegria.

Depois da apresentação tivemos alguns minutos de prosa, quando adquiri seu CD e pedi um autógrafo.

Nunca mais o vi, ou ouvi sua música, a não ser pelo único CD que tenho. Hoje, ouvindo, me perguntei o que teria sido da carreira deste músico. Pesquisei seu nome na internet e pouca coisa encontrei, como poucos vídeos no youtube tocando composições de outros artistas, uma breve “biografia” a respeito de seu trabalho (diga-se de passagem músico digno de página no Wikipédia) e uma página no facebook, onde pude verificar que atualmente ele se encontra sediado em Chicago IL, EUA. Ali, naquela página, sim, encontrei alguns vídeos muito legais.

Fiquei aqui pensando, até como uma humilde blogueira. Nossos talentos musicais, literários e dramáticos (a não ser os globais) estão fadados ao ostracismo se não se auto promoverem. Nosso povo não prestigia o que é nosso, ao contrário, banaliza e engole uma cultura chinfrim e fútil, ou se entretém com manifestações artísticas de gosto duvidoso, que tem uns poucos meses de glória e logo cai no esquecimento.

Temos uma cultura musical tão rica e diversa que precisa ser apresentada. Bidê ou Balde, Felipe Cordeiro, Zuza Zapata, Mário Ghanna, o próprio Renato Anesi (velho de estrada) que são os famosos quase desconhecidos, mas com larga qualidade artística que quase não aparecem nas rádios.

Sempre que uma música, um texto, um livro, um poema, uma tela ou qualquer outra forma de arte vem ao meu encontro e acaricia minha alma, trato logo de falar sobre ela, tentando de uma maneira tímida promover aquilo que tocou tanto meu coração.

Faça sua parte, promova a arte manifestada pela escrita, música, desenho e pintura! Arte transmite paz pela sensibilidade, assim quem sabe não construímos um mundo melhor, né mesmo?!


foto: capa do CD Rosa dos Tempos autografada por Renato Anesi
          acervo pessoal




Nenhum comentário:

Postar um comentário