segunda-feira, 1 de julho de 2013

FALANDO EM VIAGENS...


Algumas foram realmente memoráveis!! Isso aconteceu na década de 70.

Minha mãe não dirigia, então papai destinava o motorista da empresa para nos levar e trazer das invencionices de mamãe. Pobre Antônio, gente boa e adorava minha mãe, fazia tudo ao gosto da patroa.

Certa vez, juntamos uma turma (essa turma - capítulo à parte nas minhas recordações dos tempos do Edifício Parque das Hortênsias), bem voltando, juntamos uma turma de rapazes e moças e a única adulta dentre essa galera toda era minha mãe que por vezes parecia a mais adolescente de todos ali. E havia mais três maiores de idade com carteira de motorista.

Eram bem uns quinze nessa viagem e, na famosa Kombi, Antônio começou a descer rumo ao litoral norte de São Paulo - Destino: Caraguatatuba!! Acampando.

A viagem foi uma farra. Três carros na estrada com barracas, mantimentos e muita alegria própria dos adolescentes e minha mãe curtindo tudo aquilo.

Chegamos em Caraguá, montamos acampamento e ficamos os quatro ou cinco dias com chuva. Ai... que péssimo.

A viagem estava no fim e Antônio a caminho para nos buscar. As provisões da viagem haviam acabado e já estava na hora de retornar ao lar doce lar.

Fizemos muitas amizades, o que foi azar de meu pai, pois um e outro ouvira dizer nas rádios que as previsões do tempo relatava que o Rio de Janeiro estava com condições climáticas extremamente favoráveis aos caça sol e praia!!

Bem... resumo da ópera. Convenceram mamãe em pegar a Rio-Santos rumo à cidade Maravilhosa, afinal estávamos em férias!!

Claro que Antônio acatou as ordens de mamãe sem questionar. Ela apenas não se atentou ao detalhe de que nosso alimento já havia acabado e que o motorista tinha dinheiro apenas para voltar à São Paulo. E naquela época não tínhamos a facilidade que temos hoje de celulares, caixas eletrônicos, cartões de débito, crédito e o abastecimento de combustível era racionado (lembram disso?!).

Mas nada importava e descemos a serra naquela caravana de adolescentes rumo ao Rio de Janeiro.

Chegamos no acampamento de madrugada e exaustos ainda tínhamos que montar as barracas. Terminada a tarefa, mamãe dispensou o motorista que voltou para São Paulo. No dia seguinte, telefonou para meu pai que estava com os nervos à flor da pele porque sua família não retornara. Ele já tinha mobilizado toda a polícia rodoviária à cata da mulher e filhas em vão. Acabou achando, não sei como, o coitado do motorista na estrada sem gasolina e sem dinheiro para abastecer.

Ficou furioso. Minha mãe ligou para pedir que ele enviasse dinheiro para que pudéssemos ficar mais alguns dias no Rio de Janeiro nos divertindo. Mas qual!! Papai se recusou mandar e disse à mamãe que se virasse. Tínhamos dinheiro para apenas uma refeição. Não fosse a família de uma amiga querida de minha mãe que morava na Tijuca, acho que estabeleceríamos residência temporariamente no Rio de Janeiro.

Mas a coisa não foi assim tão fácil de resolver. Tivemos que pegar ônibus com a barraca e malas do Recreio dos Bandeirantes até a Tijuca, pois não tínhamos como pegar táxi.

Passamos a noite na casa dessa família espetacular, mamãe pegou dinheiro emprestado para retornarmos de ônibus para São Paulo e deixamos a barraca lá para depois ser resgatada.

Resultado: 
Não vi a cara da praia e ficamos num vai e volta dentro de ônibus pelo Rio de Janeiro.

O resto da turma?! Ficou no acampamento, evidentemente.

Antônio?! Bem... não sei ao certo como o problema dele foi resolvido, pois não podíamos nunca mais comentar sobre essa viagem com meu pai. Era assunto proibido em casa. Mas por certo meu pai deve ter ido atrás dele na estrada e abastecido a Kombi.

A barraca?! Sei lá. Nunca mais soubemos do paradeiro dela. Meu pai sumiu com ela.

fotos: coletadas na internet (desconheço a autoria)

2 comentários:

  1. Que delicia de história, lendo a gente se transporta para ela e é muito gostoso, apesar dos contratempos.
    Adorei sua história, minha amiga.

    Beijos da Miroca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Miroca!
      Você sempre tão presente em minha vida!
      Amo você!!
      Bjs

      Excluir