segunda-feira, 19 de agosto de 2013

VÍNCULOS

Outro dia li uma frase muito interessante que dizia o seguinte:
“Para estar na lembrança de seus filhos amanhã, você tem que estar na vida deles hoje!”

É uma grande verdade e eu até arriscaria tornar mais abrangente: “Para estar na lembrança das pessoas, você tem que estar na vida delas hoje!”. Só conseguimos estar na lembrança das pessoas se perto estivermos delas. Isso independe de aproximação física. Um telefonema, uma mensagem via celular, uma carta ou uma mensagem eletrônica, aproximam as pessoas. Lembro-me de que na década de 70 eu tinha amigos virtuais que participavam de um grupo onde nos correspondíamos por cartas, com a intenção de aprimorar meu inglês. Lembro-me de ter me correspondido com uma menina da Inglaterra, um rapaz da Índia e outra garota dos Estados Unidos. As cartas eram frequentes, e era muito bom recebê-las. Até que foram ficando menos frequentes e um dia deixei de mandar e consequentemente de receber. Já faz tanto tempo e confesso que nem me lembro do nome dessas pessoas.

Assim é como na vida presencial. Com o passar do tempo, nos relacionamos com pessoas e se não regarmos esse relacionamento com cuidado, o vínculo se perde, sem, contudo, se perder a lembrança doce que foi ter conhecido determinada pessoa, ficando a saudade e a esperança de reencontrar e recordar aqueles momentos muito bons.

Por outro lado podemos também nos lembrar de alguns relacionamentos de forma negativa. Aqueles relacionamentos não tão bem sucedidos ou negligentes, onde uma das partes acaba sendo responsável pela ruptura do vínculo, muitas vezes sem perceber. A falta da palavra, a ausência da proximidade, muitas vezes fazem com que os relacionamentos sucumbam e retomar a confiança nem sempre é uma tarefa fácil.

Como, então, termos a certeza de que estamos sendo lembrados pelas nossas atitudes positivas? Como evitar que sejamos lembrados pelos nossos tropeços ou negligências? Vigiando sempre, tomando cuidado, estando presentes, não perdendo o bem mais precioso que é ter um relacionamento saudável e bom com um parente ou um amigo, reservando tempo para quem nos é importante sem mentiras e sem quebra de promessas.

"O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade."
Provérbios 17.17

foto: coletada na internet (desconheço autoria)

2 comentários:

  1. Oi querida, descobri hoje que você é uma blogueira kkkkk, estou te seguindo aqui tá.
    Adorei esse post que você colocou, é muito importante participarmos da vida e do dia a dia das pessoas que amamos, para nunca sermos esquecidos e para participarmos da história dessas pessoas.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delícia em saber que se identificou com o post e que faz de tudo um pouco para fazer diferença na vida dos que ama! Seja muito bem vinda, espero que se divirta! Beijão!!

      Excluir