segunda-feira, 8 de setembro de 2014

BÓRA COMPRAR

Vista do vilarejo de Gangi com vulcão Etna ao fundo - foto de Carmelo Provina

Gosto de, depois das minhas meditações matinais, me inteirar sobre o que está acontecendo no mundo e acesso as notícias pela internet.

Hoje pela manhã, li uma notícia interessante sobre um burgo medieval no alto de uma colina com vista para o Etna e a 120 km da praia de Palermo, o Vilarejo de Gangi, na Sicília, sul da Itália, onde a prefeitura tem projetos para revitalizar a região dizimada pelas constantes guerras, bem como atuação da máfia siciliana sob o comando do chefão Andaloro Ferrarelo, que fizeram com que os problemas demográficos intensificassem, ocasionando um êxodo rural a partir dos anos 20.

Vilarejo de Gangi - desconheço autoria da foto
Máfia combatida pela intervenção violenta do “prefeito de ferro” Cesare Mori, não há mais motivos para um êxodo rural, vez que já não há mais guerras. Diante disso, administração municipal quer repovoar o centro histórico, que possui cerca de mil casas de pedra, algumas com forros de madeira e pisos adornados originais que estão fechadas há décadas. O que me chamou atenção na reportagem é que pequena parte destas casas continua à venda por 1 euro, enquanto outras 300 têm preços entre 5 mil e 15 mil euros. Caso haja sucesso da iniciativa, as cerca de mil residências poderão ser requisitadas pela prefeitura para serem repassadas a novos proprietários.

Bem, fiquei entusiasmada e tão logo André acordou fui logo dar-lhe a notícia:

- André! Olha que legal!

- O queeee mãaeeee... (resmungou ele sonolento)

- No sul da Itália, a prefeitura de um burgo medieval, está tentando repovoar a cidade e oferece casas medievais de pedra pela bagatela de 1 euro. Só que é na Sicília!

- É?! Só isso?! Bóra comprar!! E quanto que custam as armas?!

Sicília continua com má fama...

Nenhum comentário:

Postar um comentário