quarta-feira, 29 de maio de 2013

SOROCABA! CIDADE DO CORAÇÃO!!






Há um pouco mais de três anos saí de minha amada São Paulo onde nasci e fui criada. O motivo?! Muita desorganização, a bandidagem correndo solta, violência em todos os sentidos, tanto física, como moral e lá, sossego é apenas uma palavra no dicionário que qualquer dia não será mais um verbete que se reconheça assim tão rapidamente. As próximas gerações não saberão o seu verdadeiro significado.

Bem, depois de algumas pesquisas a respeito de qual cidade eu escolheria, decidi-me por Sorocaba por considerá-la uma cidade de interior com cara de cidade grande. Explico: cidade bem estruturada, com escolas, hospitais, universidades e comércio diversificado e com o tão desejado sossego. As ruas se mantinham limpas, percebia-se o comprometimento do poder público em resguardar o patrimônio, bem como a vida de sua população. Fui morar num bairro tranquilo e confesso que no primeiro ano eu usufruí da cidade de maneira completa.


Passado um tempo, comecei a ver que a cidade estava mudando. Estava crescendo, mas de forma desordenada. As ruas começaram a ficar sujas. Os parques começaram a ser frequentados por cidadãos sem educação que colocavam música de gosto duvidoso regadas a palavras de baixo calão e incentivando pornografia. Os buracos nas ruas começaram a aparecer sem que fossem imediatamente consertados. Pessoas começaram a mendigar, pois encontraram em Sorocaba, a maior cidade da região, oportunidade de ter um dinheirinho no bolso dado pelos generosos cidadãos que compram sua consciência limpa por cinquenta centavos. Eles abordam os carros nos faróis correndo o risco de serem atropelados causando transtorno ao motorista e ao trânsito (tema que merece um capítulo à parte, pois até hoje estou esperando providências do antigo prefeito com relação à tal “Onda Verde” que jamais saiu do papel, a qual foi noticiada em jornais de respeito de nossa cidade). É preciso uma política social urgente para estes moradores de rua, a fim de dar-lhes dignidade de vida e não uma moedinha. Isso sem falar no colapso da Saúde Pública, Segurança Pública e Escola Pública!!

Atualmente, além de todos os problemas citados no parágrafo anterior, me deparo com uma Sorocaba degradada. Começando pelas bandeiras que estão espalhadas pela cidade que nos fazem lembrar que somos cidadãos desta cidade, deste estado e deste país que estão rasgadas e abandonadas, coisa inadmissível, encontramos também, além dos já mencionados mendigos, “artistas” fazendo malabarismos com bolinhas, fitas e o “escambau a quatro” com caras de tontos e estendendo a mão por uma moedinha, e pior (!!) , crianças vendendo balas nos faróis sendo supervisionadas por adultos e numa das ocasiões disse à uma garota que não tinha mais que 10 anos que fosse para casa que eu iria chamar o Conselho Tutelar. Ela me respondeu de forma arrogante que estava, pasmem, trabalhando!! Ora, trabalho infantil é crime! Imediatamente comuniquei à Guarda Civil denunciando o acontecido e o que ouvi foi que o Conselho Tutelar, por se tratar de feriado (isso aconteceu nos feriados de Páscoa) somente atenderia no plantão deles e que não adiantava nada que eles não iriam averiguar, sem falar que eu, cidadã comum, sem cargos públicos, a denunciante, teria que ficar no local aguardando por sei lá quanto tempo as viaturas chegarem e acompanhar a denúncia. Juro que não consigo entender tal procedimento, vez que crime quem combate é a polícia que é treinada para isso, o poder público!


Fiquei pensando. Uma garota de menos de 10 anos não se intimidou com a minha fala e ainda por cima foi extremamente indelicada com uma mulher nos altos dos seus 50 anos, o que será do futuro de nossa cidade?!

Se quem tem que fazer seu trabalho não faz, qual o destino que Sorocaba terá?! Minha parte eu faço para apagar este incêndio que é denunciar, tal qual faz o beija-flor que leva água no bico para apagar o fogo na mata.

Sorocaba certamente virará uma São Paulo e eu terei que procurar outra cidade para buscar o meu tão sonhado sossego!! Será, ou ainda tem jeito?!








fotos: coletadas na internet (desconheço a autoria)

2 comentários:

  1. As pessoas, cada vez, mais devem se preocupar com o que acontece a sua volta. Não podemos nos isentar de dar opiniões, de se incomodar. Parabéns pela iniciativa de escrever sobre algo que deveria mobilizar nosso pais. Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Denise... exercitar nossa cidadania SEMPRE!! Beijão

      Excluir