segunda-feira, 14 de outubro de 2013

VINCENT WILLEN VAN GOGH (30/03/1853 - 29/07/1890) - QUARTO EM ARLES

Quarto em Arles (1ª versão)
Vincent Van Gogh
outubro de 1888
óleo em tela
72 cm × 90 cm
Museu Van Gogh, Amsterdã

Gosto muito da obra de Vincent van Gogh, que neste ano completou-se 160 anos de seu nascimento. Eu o considero um gênio da pintura. Para mim, que não sou do ramo da crítica plástica, com seu temperamento sanguíneo e inconstante, transmitiu em sua obra "um quê" de angústia, solidão e melancolia.

Nascido na Holanda em 30 de março de 1853, van Gogh tinha uma irmã e um irmão, Theodorus. Com este irmão, estabeleceu uma forte relação de amizade com quem trocou cartas deixando um legado a respeito de sua vida e de seu trabalho.

Vincent van Gogh começou ainda jovem, com quinze anos, a atuar profissionalmente trabalhando como comerciante na cidade de Haia e com vinte anos foi morar em Londres e depois Paris. Interessou-se pelos estudos religiosos e foi para Amsterdã estudar Teologia e mesmo sem terminar os estudos, atuou como pastor na Bélgica, onde elaborou vários desenhos à lápis impressionado pelo trabalho dos pobres mineiros da cidade.

Resolveu voltar para sua cidade e se dedicar à pintura, elaborando uma série de trabalhos com a técnica de jogo de luzes nas obras que retratavam a vida cotidiana dos camponeses e trabalhadores da zona rural da Holanda.

Alguns anos depois voltou a morar em Paris e conheceu alguns pintores impressionistas de quem recebeu enorme influência (Emile Bernard, Toulouse-Lutrec, Paul Gauguin e Edgar Degas).

Pouco tempo depois foi para Arles, sul da França, local bucólico com muitas paisagens rurais, convidando Paul Cauguin que foi o único que aceitou a ideia de fundar um centro de artístico naquela região. Alugou uma casa (A Casa Amarela - título de uma de suas obras) onde retratou seu quarto. Esta foi a fase mais produtiva do pintor. A convivência entre os dois que inicialmente era tranquila, passou a ser conturbada com intensos desentendimentos, fazendo com que Gauguin se decidisse a voltar a Paris, deixando van Gogh só, o qual entrou em depressão com vários ataques de violência pelo seu comportamento agressivo. Numa dessas ocasiões que decepou o lóbulo de sua orelha.

Evidentemente seu estado psicológico materializou-se em sua obra de maneira nítida deixando a técnica de pontilhado passando para as pequenas pinceladas que foram gradativamente abandonadas e substituídas pelas curvas em espiral a medida em que recebeu tratamento quando, no ápice de sua loucura, internou-se numa clínica psiquiátrica.

Deixando a clínica, foi morar em Paris, próximo de seu irmão e do Dr. Paul Gachet, de quem receberia tratamento. Nesta ocasião van Gogh chegou a pintar em média um quadro por dia (hoje toda sua obra conta com mais de quatrocentas telas). Aparentando melhora, foi morar em Auvers-sur-oise a noroeste de Paris onde continua pintando freneticamente. Contudo, não regrediram os sintomas depressivos de van Gogh fazendo com que não resistisse a um ferimento à bala que se desferiu no próprio peito em 27 de julho de 1890, levando-o à morte três dias depois.

Quando vi o quadro Quarto em Arles pela primeira vez, me apaixonei por ele. Comprei até uma reprodução em papel que a guardo com muito carinho.

Admirando e observando esta pintura fui percebendo que nela havia uma coisa que me incomodava. Acabei entendendo que para minha personalidade, o quarto de Van Gogh estava "desalinhado". Não há enquadramento e as paredes estão "fora de esquadro". Não há harmonia nos objetos e, muito embora o quarto tenha aparência organizada, os móveis estão dispostos de forma displicente, o chão parece afundar. Parece, também, que os quadros vão cair da parede.

Quarto em Arles (2ª versão)
Vincent van Gogh 
setembro de 1889
óleo em tela
73 cm x 92 cm
Instituto de Artes de Chicago

Pesquisando a respeito da obra descobri que há mais duas versões desse quadro, sendo que a terceira versão foi feita a pedido de seu irmão em 1889. Esta última não é exatamente igual às duas primeiras. A tela é um pouco menor e percebe-se uma textura mais suave e a tonalidade do quadro é mais azulada. Parece que ele fez uma "reforma" alinhando mais as paredes e uma "faxina" no quarto "limpando" o bolor aparente do chão. Pode ser que ele estivesse querendo "caprichar" para o irmão.

Quarto em Arles (3ª versão)
Vincent van Gogh
setembro de 1889
óleo em tela
56,5 cm x 74 cm
Museu de Orsay

Compare as três versões e veja se Vincent Willen van Gogh foi ou não um gênio da pintura colocando em sua arte sentimentos e óticas diferentes a respeito de um mesmo tema. 

Fica aqui uma homenagem a um pintor que infelizmente foi reconhecido postumamente.

dados históricos pesquisados na internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário